Eu Li: A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo(HQ)

22:34

Quem me acompanha desde o Moniitorando, talvez já tenha lido esse comentário de leitura, porém, como é uma das "resenhas" que mais gosto lá do blog, que me parece útil e para começar a trazer minha opinião sobre alguns livros por aqui, resolvi fazer essa "reblogagem". Espero que gostem.

Eu ainda não tenho uma opinião formada a respeito, mas sei que anda por aí toda uma discussão sobre a releitura de clássicos, há aqueles que dizem que isso pode afetar a interpretação, que tira toda a graça da leitura, outros defendem que é uma forma de fazer com que os jovens tenham um primeiro contato com esses que chamamos de "clássicos da literatura". No geral não sei o que diria, acho que ambos os lados tem sua razão, mas no caso deste HQ eu gostei muito. Um dos pontos mais positivos que encontrei é que procuraram manter a linguagem o mais próxima possível da original, com algumas adaptações necessárias é claro, além disso, algumas palavras vem com seu significado em notas de rodapé o que ajuda muito e torna a leitura mais rápida do que se tivéssemos de parar para procurar no dicionário. 



Antes ainda de receber este livro para resenha, crescia em mim o interesse por histórias em quadrinho, é sempre legal contar com a linguagem visual, além da linguagem escrita, sem contar que fugi um pouco da minha rotina literária. Achei os desenhos um tanto modernos, mas em nada atrapalha a leitura ou diminui a qualidade do livro. Sobre a história acho que todos já conhecem (já que é tema "obrigatório" em aulas de Literatura), mas deixo abaixo uma sinopse e imagens do livro. Ah, nas últimas páginas falam um pouco sobre o autor, suas obras...! 

"Quatro estudantes de Medicina (Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício) passam o feriado na casa da avó de um deles, numa ilha. Um deles apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. A partir daí, conhece Carolina (a Moreninha que dá título ao livro) por quem se apaixona.O único obstáculo à união dos dois é a promessa de fidelidade feita pelo estudante a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhecia. Porém, esse empecilho é resolvido no final do livro, causando surpresa aos leitores e personagens do enredo."

Para quem não sabe, esta é considera a primeira obra do Romantismo Brasileiro. Segundo comentários no final da HQ, um dos motivos que podemos "especular" ser responsável pelo sucesso de Macedo é ter fugido dos caminhos de outros escritores brasileiros da época. 

Recomendo o livro para quem já conhece o enredo e está pensando em reler, para quem nunca teve contato mas tem "medo" de se aventurar na obra original, para quem gosta de histórias em quadrinhos ... Em fim, Para os curiosos e amantes da Literatura. ;) 

You Might Also Like

22 comentários

  1. eu li também interessante
    http://belezaamobeleza.blogspot.com.br/to te seguindo linda me sig beijinhossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Soy enamorada por español, tengo tambien un Blog
    Estoy gustando su blog ^_^
    http://smudancadeares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! \o/ Ótimo post! <3

    Nunca tive a oportunidade de conferir essa obra, seja a original, seja qualquer outra releitura. Para ser sincera, nunca havia nem ouvido falar dela... E agora eu estou me sentindo profundamente envergonhada por isso! ;-;

    Com toda a certeza procurarei ao menos dar uma chance à obra!
    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada *-* ... não é vergonha nenhuma, só um pouco estranho rs , eu tenho que tomar vergonha na cara e ler a obra original >< bjs e volte sempre.

      Excluir
  4. EITA! Romantismo em HQ? Oloco! Não sei se isso é algo bom ou não, mas eu definitivamente apoiaria a ideia de substituir os livros pelas HQs na escola!! Com certeza absoluta, uhuuules, porque na minha época ainda não tinha isso? ççç Ok, por um lado creio que a escola esteja lá para ensinar os alunos a lerem, a se aproximarem da literatura, mas a realidade é que nem todos gostam exatamente desse tipo de leitura (eu pelo menos odiava com todas minhas forças), e isso acaba por afastá-los, então a introdução de HQs de fato vai abrir bem mais o interesse dos jovens. Mas ao mesmo tempo, eu considero que HQs são como histórias jogadas, cheias de imagens em que você lê o diálogo, mas não é capaz de interpretar o cenário com palavras firmes, como os livros já no caso podem proporcionar. Não sei se minha opinião ficou confusa hahaha mas enfim, adorei a sua resenha, foi bem surpreendente saber que agora existe essa versão!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Segredos de uma noite de verão" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Carol, em primeiro lugar, muito obrigada por ler a resenha e deixar esse comentário enorme e bem escrito, o felicidade viu rs ... Entendi sim o que tu quis dizer. Concordo que a escola tá lá muitas vezes pra nos aproximar da Literatura, mas começar por um HQ de A Moreninha, pode trazer muito mais o estudante para esse mundo do que jogando o livro original direto. Assim o leitor vai começando aos poucos e com coisas mais "simples" digamos assim. Amo HQ's , mas amo mais os livros apenas escritos, sem imagens, no qual botamos a cachola para funcionar hehe. Ambos tem seus pontos positivos e negativos. Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Na UFES tive mais contato com quadrinhos do que tive em toda minha vida. Muitos professores de linguística são da área de linguística textual e pragmática e adoram trabalhar com HQ, charges etc. Em um encontro com professoras de espanhol do Rio de Janeiro conheci O Quixote em quadrinhos e fiquei encantado. Ainda o lerei e ainda estudarei mais sobre o assunto no futuro! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, não conheço Quixote em quadrinhos :O , vou procurar imediatamente :D ... realmente é comum o uso de charges, e acho isso muito bom, só não podemos ficar só nisso né. Obrigada por comentar, acho que vai ser muito legal essa nossa troca de experiências :*

      Excluir
  6. Eu li a versão clássica, estou curiosa para saber como ficou o HQ, pelo que li da sua resenha, parece interessante! Gostei

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, quem leu a versão clássica, melhor ainda, já que pode fazer a comparação né, se ler a HQ volte pra dizer o que achou :*

      Excluir
  7. eu nunca havia ouvido falar dessa obra, espero um dia poder a ler ^^

    http://aishiteruemcontos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Hina :3 , é curtinha, ainda mais em HQ :*

      Excluir
  8. Olá!

    Confesso que fui tentar ler A Moreninha, mas não consegui, achei o livro muito chato e não passei das primeiras páginas. Sou estudante de Letras e não tenho preconceito com clássico, na verdade eu adoro clássicos, mas A Moreninha não desceu =/

    refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, com certeza o fato de ser estudante de Letras não nos obrigad a gosta de um "clássico" rs, eu não li o romance original, mas como a história é a mesma, acredito que gostaria sim. Tente ler a HQ, quem sabe por ser mais fluido tu consigo :*

      Excluir
  9. Oi, Mônica, tudo bem?

    Eu sou super a favor das releituras. É de conhecimento geral a aversão que todos os jovens sentem pelos clássicos! E a língua está em constante mutação, muitas palavras usadas nos clássicos não são nem mais utilizadas. Isso meio que afasta os jovens, não acha? Eu sempre leio nos grupos do Facebook dos quais eu participo, que os jovens não gostam de "leitura difícil"...por que não tentar atrair esse público reescrevendo os clássicos de um modo mais coloquial?!
    Acho que não afeta a interpretação de maneira nenhuma, muito pelo contrário!
    Eu não curto HQs, mas achei uma ótima ideia para atrair jovens!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, obrigada pelo comentário, também penso assim ^^ bjs

      Excluir
  10. Ainda estou super querendo ler,já li a obra original e gostei muito.Por isso estou super querendo ler essa versão em quadrinhos.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler volte aqui pra dizer o que achou :*

      Excluir
  11. Esse foi um dos primeiros livros que li. Super recomendo! Mas também quero ler assim em quadrinhos, rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu preciso ler no formato original D: , obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  12. Oi Mônica! Você comentou no meu canal do Youtube e eu vim te fazer uma visita. Não sabia que tinha "A moreninha" em HQ, fiquei muito curiosa para ler. Este é um dos meus livros preferidos da literatura brasileira. <3 É muito bem escrito e a história é um amor. Muito legal seu blog! Sucesso pra você. Beijos.
    https://www.youtube.com/user/RepublicadeMeninas

    ResponderExcluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto