Primeiros passos em Letras

22:19

Oi pessoal! Como comentei no último post, enquanto ainda estava matriculada em Enfermagem eu me inscrevi em três matérias com o pessoal de Letras. E enquanto espero o curso começar, estive encolvida em algumas coisas. Querem saber um pouco mais? Continuem lendo.

Para escolher as matérias que iria cursar, pensei no seguinte: Queria uma matéria que me assustava um pouco, pelo que ouvia por aí, outra que me colocasse em contato com o espanhol propriamente dito e outra que eu acreditava que acharia um tanto quanto "chata". Mas por quê? Para ver se dessa vez estaria no caminho certo, para ter uma experiência e visão de curso o mais "completa" possível na situação em que estava. 


Primeiras matérias: 
1. Linguística Geral (Aprovada com nota 8,38)
2. Produção Oral e Leitura em Língua Espanhola (Aprovada com nota 9,50)
3. Fundamentos Gramaticais em Língua Portuguesa (Aprovada com nota 7,80)

As três matérias que escolhi, cumpriram perfeitamente o objetivo inicial, tive certeza de que era esse o curso pra mim, mesmo tendo certa dificuldade em Língua Portuguesa (sim, tenho e sempre tive). Gostei de Linguística, muito mais do que imaginei que gostaria, mas também vi que não é a matéria mais fácil do mundo (e olha que aqui foi uma introdução geral), ainda assim, fiquei encantanda. Com Espanhol em si, dispensa comentários, tivemos coisas bem básicas que eu não imaginei que teríamos e o professor foi sensacional, contribuindo muito para minha certeza de que era esse o curso certo para mim.

Fiquei bem satisfeita também com minhas notas. Para quem ainda não está na faculdade e/ou não sabe como funciona... A média para passar (sem exame) é 7,00 (não sei se em todas, mas na maioria que conheço é a mesma nota). SE a pessoa ficar em "exame" (recuperação, ...) , ela precisa tirar a nota que falta para fechar 5,00.

Por exemplo: Se eu tivesse ficado com 6,00 em Linguística, teria de fazer o exame e tirar pelo menos 4,00 ... assim, 6 + 4 / 2 = 5 . E seria aprovada com nota 5,00. Dá pra entender?


Projetos:

Na matéria de Produção Oral e Leitura em Língua Espanhola eu conheci um projeto chamada "Além da Visão".
O objetivo central deste projeto é o de realizar pesquisas que envolvam interação entre pessoas com deficiência visual e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no âmbito da educação, a fim de identificar as melhores práticas e de elaborar novos recursos e objetos de aprendizagem que possam ser úteis a este público no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente, o espanhol. FONTE
E, felizmente, mesmo ainda não sendo oficialmente do curso de Letras, fui aceita neste grupo, e uma das coisas que fiz nesse primeiro semestre foi participar das atividades relacionadas a ele.

Além disso, adquiri livros relacionados a graduação, principalmente da área de Linguística, admito que não li todos, ao menos não na íntegra, mas estou lendo aos poucos e falarei sobre eles mais adiante. Busquei saber mais sobre outros grupos de pesquisa e extensão da UFSM e já estou engajada como monitora de aulas de Espanhol para o semestre que vem.

Desculpem se o post ficou muito grande. Por enquanto é isso. O que acharam? Alguém aqui da área de Letras também? Beijos.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi
    Ano passado, eu iniciei o curso de Letras, mas ao contrário de você, sempre tive muita facilidade com a língua. Tranquei o curso quando descobrir a gravidez e não sei se voltarei. Embora estivesse gostando, é voltado a licenciatura, e não é esse meu desejo.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, na verdade, eu tenho certa facilidade com a língua sim, hehe, meu problema é saber as regras, eu escrevo bem, sou ótima leitora, locutora e escritora (modéstia a parte), MAS, nao conheço bem as regras, não sei bem os "porquês" de as coisas serem como são, entende? Se não é teu desejo dar aulas, quem sabe não valha a pena mesmo, mas pense bem :D ... bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu já pensei em fazer letras, quer dizer muita gente falou que letras tem tudo a ver comigo. Mas eu nunca me senti próxima sabe. E agora com seu post só tive mais certeza disso. Realmente não é pra mim.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, eu ficaria mais feliz se tu tivesse visto que esse é o teu caminho rs, mas ajudar a ver que não é, já é alguma coisa também. Por que acha que não é pra ti? :*

      Excluir
  3. Minha mãe chegou a cursar letras e ela não gostava haha,acho que isso não era pra ela. Mas enfim,hoje ela é formada em pedagogia heuheu.
    E eu pretendo fazer psicologia <3 Letras não é pra mim,acabei de crer.
    Beijos | Momentos Assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, somos todos diferentes e cada um tem vocação para uma área deiferente né, pena que ela não gostou de Letras, mas que bom que se achou na pedagogia, e é isso mesmo, bem que ela fez de achar o curso certo e trocar (embora eu não saiba como as coisas tenham se desenrolado). Acho psicologia super interessante ^^ Bjo

      Excluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto