Resenha: A Odisseia de Homero

15:51

Todos estudamos sobre a Guerra de Tróia e até mesmo um pouco de mitologia grega na escola, em Odisseia, obra de Homero, encontramos a narrativa da volta de Odisseu (ou Ulisses) a sua terra natal Ítaca, após a guerra de Tróia. 

Originalmente foi escrita em verso, porém existem versões em prosa e é sobre uma dessas versões que venho falar para vocês. Prosa é bem mais tranquilo de entender, porém em A Odisseia, podemos encontrar algumas palavras mais incomuns que nos farão parar e ir ao dicionário, digo isso pois também iniciei a leitura do livro em outra edição (da Coleção Abril), que embora em prosa, me trouxe várias dúvidas de vocabulário. Na edição da Odysseus Editora, que é uma adaptação da obra, a leitura flui rapidamente e o vocabulário é bem acessível, por isso recomendo a todos que queiram ter um primeiro contato com a obra.



Nesta edição o livro é dividido em quatro partes: "Odisseu vive e voltará", "a jornada de Odisseu", "o retorno a Ítaca" E "o fim dos pretendentes".

Na primeira vemos os deuses decidindo que está na hora de permitir a Odisseu o regresso a seu lar, que foi impedido, dentre outros motivos, devido a fúria de Poseidon, despertada quando Odisseu furou o olho de Polifemo, seu filho ciclope. Athena, disfarçada, visita Telêmaco, filho de Odisseu e diz para que esse parta em busca de notícias de seu pai, para saber se este ainda está vivo e regresserá ao lar. Aqui também nos é apresentada a situação em que se encontra a casa do herói, vários pretendentes a mão de Penélope (esposa de Odisseu), vivem em festa as custas do desventurado homem, que acreditam que não mais regressará.

Na segunda parte tomamos conhecimento de todas as desgraças que abateram a vida de Odisseu desde que ele deixou Ítaca e partiu para a guerra, descobrimos onde ele esteve nos últimos anos e começamos a acompanhar sua jornada de volta para casa.

Num terceiro momento, Odisseu finalmente retorna a Ítaca, como ele encontra a pátria que deixou há 20 anos e o que ele irá fazer agora é o que ocupa essa parte do livro.

Na quarta e última parte, vemos o que Odisseu decide fazer em relação aos pretendentes de Penélope e qual o resultado de suas decisões.

Espero não ter revelado muito do enredo, porém, não podia deixar de comentar minimamente o que acontece em Odisseia, temos muito presente a relação entre deuses do olimpo e os homens, não há homens bons ou maus, simplesmente homens. Não sei porque demorei tanto para ler esta obra, é realmente excelente.

Agadeço a Odysseus Editora por ter me enviado o livro para resenha.

Vocês já leram? Qual edição? O que acharam?  Beijos




You Might Also Like

14 comentários

  1. Caramba, lembro que li esse livro na época de escola. E não foi por obrigação, eu adorava mitologia grega e tal. Não lembro mais da história, mas lembro que na época gostei muito. Acho que estou precisando reler!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona | Canal do Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliara, releia sim, vale a pena, quem sabe dê uma chance pra essa edição \o\ bjs

      Excluir
  2. Se eu estudei, não lembro não :( haha tudo de mitologia grega que aprendi foi por percy jackson, mas pela sua resenha acredito que eu gostaria desse livro também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, sério? Lembro que estudei um pouco de mitologia na escola sim, mas realmente devo ter aprendido mais por conta própria, sempre gostei do assunto (nunca li PJ) :X

      Excluir
  3. Ainda não conhecia o livro,mas achei super interessante a sua resenha flor,e já entrou para a minha lista de desejos <3
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, fico feliz em estimular a leitura desta obra :D , garanto que vai gostar , bjs

      Excluir
  4. Eu adoro estudar sobre mitologia grega e li assim que entrei no ensino médio, confesso que foi forçado hahaa mas depois que li adorei e não parei mais <3
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Laise, rs, ainda bem que o fato de ser "forçada" não te fez detestar a obra (acontece) :*

      Excluir
  5. Este é um livro denso, com vocabulário, por vezes, pouco usual. Mas ele traz uma história cativante, complexa e muito interessante, vale a leitura!
    Fernanda
    www.paralerever.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Fernanda, obrigada pelo comentário. Vale ressaltar, que nessa edição, a leitura flui mesmo, a linguagem é mais tranquila, por isso acho que a vale muito a pena para um primeiro contato. :*

      Excluir
  6. Eu já li Ilíada, mas ainda não li a Odisseia (não sei porque!!!). Gostei bastante da resenha, e espero ler logo!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Guta, sempre um prazer te receber por aqui :3 , leia sim e volte pra me dizer o que achou, estou com Ilíada aqui na fila :D bjs

      Excluir
  7. Querida Mônica,
    Apesar deste ser meu primeiro comentário no seu novo blog, quero dizer que acompanhei cada postagem desde o início e gostei muito da proposta, que é inovadora no sentido de compartilhar suas vivências na faculdade, mas continua com a mesma carinha do Moniitorando que eu tanto gostava. Fico feliz que você tenha se motivado a escrever de novo e esteja produzindo um conteúdo tão legal, parabéns e boa sorte nessa nova jornada!

    Sobre o livro, li apenas uma adaptação em prosa quando ainda era criança, mas gosto muito de mitologia e sempre me interessei pela história. Sua resenha ficou muito bem escrita, expôs bem o livro e me deu vontade de ler de novo, mas quando o fizer, será nessa versão da Coleção Abril que estou namorando e lutando para completar hehehe

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicky <3 , tu sabe o quanto admito teu blog, teu trabalho e tua pessoa. Também nem sempre comento no teu blog, mas estou presente. Fico feliz que a essência do Moniitorando (que se perdeu um pouco com o tempo) esteja aqui, era esse o objetivo, trazer o bom do outro blog, porém, melhorar ainda mais :D , espero te ver por aqui mais vezes.

      Só tu mesmo pra ler Odisseia quando criança (mentira, sei que tem mais gente que leu, mas é raro rs), um elogio teu realmente me anima. E essa coleção é tudo de bom, vi que tu tem vários livros dela, espero ter mais um dia, e logo lerei Odisseia nessa edição também \o\ (acabei priorizando a da Odysseus Editora, mas não me arrependo), mil beijos.

      Excluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto