Livros de Línguística

00:01

O que é linguística? Qual a diferença entre língua e linguagem? Quando a linguística passou a ser considerada uma ciência? Quais os tipos de gramática que existem? Existe "certo e errado" ou apenas "fora da norma padrão"? 

São algumas perguntas que estudamos na matéria de Linguística Geral, hoje, vim mostrar para vocês alguns livros que tenho sobre o assunto. 



Introduçõ à Linguística - I. Objetos teóricos - José Luiz Fiorin (org.)
Introduçõ à Linguística - II. Princípios de análise - José Luiz Fiorin (org.)
Manual de linguística - Mário Eduardo Martelotta

Três livros, todos da Editora Contexto, que trazem conceitos básicos de linguística. Não li nenhum na íntegra, porém, minha professora de Linguística usou capítulos destes livros em aula. Também já vi muitos outros estudantes de Letras, Linguística, etc, citando estas obras como referência ou comentando que seus professores utilizaram elas em sala de aula. E o melhor é que todas tem um preço bem razoável. Essa editora também tem vários outros títulos sobre o assunto, vale a pena dar uma conferida no catálogo deles, eu vivo por lá, cobiçando vários livros ;) 



Curso de Linguística Geral - Ferdinand de Saussure 

O estruturalista Saussurre é um marco no estudo da linguística, foi o primeiro a estudar "a língua por ela mesma", antes a língua era estudada com outros interesses, os hindus por interesses religiosos, os gregos por interesses filosóficos, etc ... Por isso todo estudante de linguística conhece esta obra. Minha professora trabalhou alguns capítulos em aula, mas admito, que também não li a obra na íntegra *shame* ainda. Esta é a edição da Editora Cultrix.

Crátilo - Platão

Considerado o tratado sobre a linguagem mais antigo da cultura ocidental. Este livro comprei por conta própria, nao li ainda, pois recebi ele sábado, mas, trata-se se um diálogo sobre a correção dos nomes, é bem curtinho e acredito que valha a pena a leitura. Edição da Editora Paulus.

Linguística História - Carlos Alberto Faraco
História Concisa da Linguística - Barbara Weedwood

Dois livros da Editora Parábola que tratam um pouco mais sobre a história das ideias linguísticas. Comecei lendo (e ainda estou) História Concisa da Linguística, foi aqui que conheci o livro Crátilo, estou gostando muito da narrativa, embora o livro seja pequeno, nos capítulos que li já encontrei muitas informações importantes, é daqueles livros que a gente gasta muito post-it durante a leitura.

Espero que gostem das indicações e que sejam úteis. Talvez traga resenha de alguns destes livros mais adiante. Vocês já conheciam as obras? Para os estudantes do assunto, também recomendam? Beijos

You Might Also Like

5 comentários

  1. Oi, Monica!
    Adorei o seu post! Há algum tempo eu pensei em cursar Letras e nessa época, pesquisei bastante sobre linguística, pois era um assunto que me interessava muito. Nunca li nenhum livro sobre isso, mas admito que até hoje tenho vontade de me aventurar mais sobre esse assunto. Seu post me ajudou bastante e vou deixar favoritado aqui no meu pc. Vi na sua bio que você está se graduando em língua espanhola, que coisa mais linda! Espanhol é um idioma maravilhoso, tão belo, adoro como ele soa. Espero que esteja gostando e tenho certeza que se tornará uma ótima professora!
    Gostei muito do seu blog, virei seguidora! <3

    Beijos,
    Rebecca - comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca, melhor coisa do mundo ler que o post foi útil <3 , mesmo sem cursar Letras, se tu gosta do assunto, vale a pena dar uma linda e estudada em Linguística, eu estou encantada. Estou iniciando a faculdade, super animada e participando de vários projetos \o\ , volte sempre <3

      Excluir
  2. Muito bom o post!! Minha irmã é formada em Letras, então meio que aprendi algumas coisas com os estudos delas... Seu post foi muitoooo útil <3

    Adorei
    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando aperfeiçoar meu espanhol, mas sempre acabo trocando com o inglês quando vou me comunicar. Gostei muito das dicas de linguística, estou precisando, depois de cinco anos na engenharia até me esqueço como se escreve às vezes.


    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, tenho grande parte destes livros e alguns outros, mas estou vendendo, heheh.
    Mudei pra pedagogia/alfabetização e letramento em si. xD
    Mesmo assim, dói o <3 de me desapegar dos meus preciosos... :/
    Beijao!

    ResponderExcluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto