Resenha: Cartas do Papai Noel - J. R. R. Tolkien

00:01

Tolkien é o autor de livros como a trilogia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que muitos conhecem devido a adaptação cinematográfica, porém, o autor tem diversas outras obras e uma história de vida fascinante, hoje trago resenha de um dos livros dele. 


Cabe dizer que aqui no Brasil a editora responsável pela publicação das obras de Tolkien é a WFM Martins Fontes, normalmente os preços são um pouco salgados, a não ser que tenhamos paciência para promoções, mas as edições valem cada centavo, eles capricham mesmo e com esse livro não foi diferente, as folhas são mais resistentes, não lembro o nome desse tipo de folha, são aquelas meio "plastificadas" sabe? Durante toda leitura tem imagens das cartas originais enviadas por Tolkien, e a resolução das imagens é ótima.

Sobre o livro: tem 168 páginas, um bom número de imagens e uma compilação de cartas, de 1920 até 1943. A leitura flui rapidamente, afinal as cartas são em sua maioria curtas e são tão envolventes que tu quer ler "só mais uma" e quando vê já acabou a leitura.


Por que o livro se chama Cartas Do Papai Noel? Simples, durante vários anos, Tolkien assumiu o papel de papai noel e respondeu as cartas de seus filhos, inventando histórias mirabolantes sobre a vida no polo norte, as trapalhadas do urso polar (ajudante do papai noel) e outros ajudantes e empecilhos que vão surgindo ao longo da história. Além de cartas, Tolkien enviava desenhos. Em algumas cartas o urso polar escreve também, assim como outros ajudantes e para isso Tolkien inventa uma caligrafia para cada um. 

Se o conteúdo não te pareceu interessante, pense pelo menos no quanto a ideia é linda. Eu fiquei inspirada a fazer isso, caso venha a ter filhos. Uma forma "inusitada" de demonstrar carinho e atenção a quem amamos e reforçar aquelas crenças que fazem bem e parte do crescimento de (quase) qualquer criança. 


Tenho ou não tenho cada vez mais motivos para admirar esse cara?  :* 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi Mônica, tudo bem?
    Não sou uma leitora ávida de Tolkien. Estou lendo O Hobbit, mas sou fã dos filmes de Senhor dos Anéis. Fiquei super interessada nessa obra, parece ser a coisa mais fofinha. ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu não sou uma leitora de Tolkien, pois não gosto muito da riqueza ENORME de detalhes que os livros dele tem, mas fiquei bem interessada nesse livro! Parece ser uma leitura bem gostosa e que flui rapidamente né? Adorei o post e a dica ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mônica, eu não curto muito esse tipo de leitura, mas a ideia é interessante sim, as crianças iam achar uma máximo receber cartas do papai noel (se eu fosse criança ia amar) haha.

    Bolicho da Guria
    Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Ainda não sou leitora de Tolkien mas pretendo ser e já está na minha listinha de livros hahaha
    Achei super interessante esse e estou curiosa para conhecer mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não sabia deste livro vou ler adorei.
    Parabéns sucesso

    ResponderExcluir
  6. Ler é tudo de bom.
    Não conhecia esse livro. Gosto muito de ler resenhas, antes de escolher um título.
    Obrigada.
    Beijos.

    www.juizonacachola.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que ideia incrível! É extremamente linda é interessante. Eu amei e já estou super interessada e curiosa para saber mais. Amei esse post

    ResponderExcluir
  8. Nossa que ideia boa dele mesmo, adorei! As crianças devem que ficavam todas ansiosas quando estava chegando o Natal. A edição é linda, vou adc no skoob e esperar uma promoção

    ResponderExcluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto