Eu li: O Retrato - Charlie Lovett

19:06


Ficha Técnica:
Título: O Retrato
Autor: Charlie Lovett 
Ano: 2014 
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito 

Comentário: 

Peter Byerly vem de uma família humilde e complicada, estudante na faculdade de Ridgefield, trabalhou na biblioteca, onde conheceu Amanda (que viria a ser sua futura esposa) e também Francis Leland que o ajudou a conseguir um trabalho na Sala Amanda Devereaux -Coleções Especiais e lhe ensinou a arte de restaurar livros. Nosso personagem principal sofre de transtorno de ansiedade, é muito estudioso e tem duas grandes paixões: os livros e Amanda Ridgefield. 

O livro inicia com Peter, já de luto pela perda da esposa, em uma livraria da Inglaterra. lá ele encontra em meio a um livro uma misteriosa aquarela, com uma moça de semelhança incrível a sua esposa, porém, a aquarela é claramente de muito antes de Amanda nascer. A curiosidade com a imagem devolve um pouco de vida a Peter, que começa uma busca para descobrir porquê uma aquarela vitoriana é tão parecida com Amanda Byerly. 

O foco do livro é essa busca pela origem da aquarela, porém, muitos outros mistérios vão aparecendo, como um possível "Pandosto" original de Shakespeare, que além de poder ser o santo graal da Lieratura encontrado por Peter tem relação com o retrato.

Os capítulos viajam entre 1995, tempo atual em que Peter vive, 1986 quando Peter ainda era um estudante em Ridgefield e conheceu Amanda e também na época em que Shakespeare ainda era vivo e um tempo depois, narrando o caminho misterioso do "Pandosto". 

Leitura excelente, livro digno da clássica frase "só vou ler mais um capítulo". Dentre a época atual, os "flashbacks" e a vida na era vitoriana, cada pedacinho da história vai se encaixando lindamente. Quanto mais perto do fim do livro, mais previsíveis ficam as coisas, porém, nada que tire o encanto da leitura. Com boas referências literárias e personagens tão apaixonados por livros é difícil não se encantar. Além de ser um excelente trabalho da editora Novo Conceito, a capa, detalhes na numeração das páginas, são coisas que fazem a diferença. 

Sinopse: 
"Um livro para aqueles que amam os livros. 1995. A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros. Em um de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico: uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare. "O Retrato" é uma fascinante mistura de suspense e paixão que nos convida a viajar no tempo, no rastro de histórias sobre livros."


You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei sua resenha Monica, nunca tinha ouvido falar desse livro. Achei a resenha bem completinha e me deixou curiosa para ler.
    Parabéns pelo post :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha despertado curiosidade, o livro é LINDO e a história boa demais, realmente recomendo. :*

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Cara, quanto mistério para apenas um livro, gosto de ler coisas assim.
    Fiquei super curiosa!
    A resenha ficou ótima!

    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, se ler volte pra dizer o que achou :D :*

      Excluir
  3. Eu tenho esse livro há um tempão e até hoje não li.
    Muito legal sua resenha, fiquei com vontade de ler agora - risos.

    Beijos
    Cami Santos
    www.camisantos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste <3 , obrigada pela visita!

      Excluir

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto