Eu Li: Crônicas da Surdez

01:33



Em primeiro lugar quero agradecer a Luciana que me indicou este livro. Luciana é amiga de meus pais desde que eu era bem pequena, hoje é colega de trabalho da Paula Pfeifer e sabendo que eu tenho um blog me falou deste livro que acabei comprando e adorando. Li ele há algum tempo, até resenhei em meu antigo blog, mas, achei que devia compartilhar com vocês.

O livro é curtinho e por ser bem prosaico a leitura flui naturalmente, quando tu se dá por conta já terminou.

Como o nome indica, o livro trata sobre a surdez, deficiência auditiva ou como quiser chamar. Com ele aprendi que a surdez é heterogênea. Ou seja, a visão que temos de que todos os surdos são mudos e que deficientes não podem galgar bons cargos em empresas é totalmente equivocada. O que nos falta é conhecimento sobre o assunto e adaptações.


A autora é uma surda oralizada, ou seja, que fala muito bem nossa língua, e não só a nossa como outras. Ela também nunca aprendeu libras, embora tenha iniciado um curso. É interessante ver como há um preconceito das pessoas surdas mudas que fazem uso de libras para com os surdos oralizados e/ou surdos que fazem uso de aparelhos auditivos. 

O livro é ótimo para vermos várias limitações que nosso país e nosso modo de pensar impõem a essas pessoas, que possuem necessidades diferentes da nossa, mas de forma alguma são menos capazes. Acho que todo professor deveria ler este livro para se sensibilizar e perceber algumas coisas que poderiam fazer para melhorar sua conduta, os gerentes de bancos, lojas em geral deveriam ler para entender que algumas adaptações se fazem necessárias e nem são adaptações difíceis de se realizar. Pessoas surdas, com alguma perda auditiva, que negam essa perda também deveriam ler para encontrar ânimo, dicas e abrir a mente para o assunto. E todas as outras pessoas para simplesmente conhecer. Afinal, conhecimento é tudo.


A autora Paula Pfeifer tem um blog com o mesmo nome do livro Crônicas da Surdez

Ficha Técnica: 
Título: Crônicas da Surdez 
Autor: Paula Pfeifer 
Editora: Plexus
Páginas: 152

You Might Also Like

0 comentários

Parceira:

Méliuz

Cupom de Desconto